Ir direto ao conteúdo

Os 50 anos da icônica imagem da Terra vista da Lua

Em 24 de dezembro de 1968, a missão espacial Apollo 8 orbitou à Lua, produzindo a imagem histórica

 

Em primeiro plano está a curvatura da Lua, um terreno inóspito e acinzentado. Um contraste acentuado com o corpo que desponta no horizonte, uma Terra azul, mas ainda parcialmente encoberta pela incidência oblíqua da luz do sol.

“Earthrise” (nascer da Terra, em tradução livre), uma das fotos mais icônicas da história, completou 50 anos em 24 de dezembro de 2018. A imagem permitiu que víssemos nosso planeta de uma grande distância pela primeira vez.

“A vasta solidão inspira admiração e faz você perceber o que nós temos ali na Terra”, comentou o astronauta Jim Lovell durante a transmissão ao vivo feita a bordo da Apollo 8, de onde foi tirada a foto.

Na nave, além de Lovell, estavam os astronautas Frank Borman e William Anders, que fez a imagem.

O seguinte diálogo se deu, registrado em gravação.

— Anders: Oh meu Deus! Olha aquela foto ali! Tem a Terra surgindo. Uau, isso está bonito.

— Borman (brincando): Ei, não tira essa foto, não está no cronograma.

—  Anders (risos): Você tem filme colorido, Jim? Consegue me passar um rolo do colorido rápido?

— Lovell: Nossa cara, isso é incrível!

Borman diria depois que ela foi “a visão mais linda e emocionante da minha vida (...) era a única coisa no espaço que tinha alguma cor. Tudo o mais era simplesmente preto e branco. Mas não a Terra”.

Viagens à Lua

A Apollo 8 foi a primeira missão lunar tripulada da história. Deixou a Terra em 21 de dezembro de 1968, deu dez voltas na órbita da Lua e voltou com segurança à Terra em 27 do mesmo mês.

A missão fazia parte do programa espacial Apollo, lançado pelo presidente John F. Kennedy em 1960 com o objetivo de levar o homem ao solo lunar.

Em 1966, uma das naves do programa, não-tripulada, conseguiu tirar a primeira foto da Terra da perspectiva da Lua. Era uma imagem em preto e branco, pixelada.

Em 20 de julho de 1969, a Apollo 11 finalmente logrou colocar o homem na superfície da Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam pelo solo do satélite.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto afirmava que a foto "Earthrise" foi feita em 1969. Na verdade, foi em 1968. A correção foi feita às 0h39 de 25 de dezembro de 2018. Além disso, a descrição sobre a imagem afirmava que havia uma sombra na Terra provocada pelo satélite. Na realidade, a imagem parcial da Terra é resultado da incidência oblíqua da luz do sol sobre o planeta. A informação foi corrigida às 11h19 de 7 de janeiro de 2018.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!