Ir direto ao conteúdo

As publicações da escola Bauhaus para baixar de graça

Na instituição alemã de arte e desenho fundada em 1919, a preocupação com a funcionalidade do desenho era tão importante quanto a estética

    Temas
     

    A escola Bauhaus surgiu na Alemanha na década de 1920 e causou um grande impacto na arte, design e senso estético do século 20.

    Indo na direção contrária da predileção por formas rebuscadas do art nouveau, a estética em voga naquele tempo, a Bauhaus optou por uma geometria despojada e livre de qualquer excesso. A preocupação com a funcionalidade do desenho era tão importante quanto a estética.

    Foto: Reprodução
    Edição da Bauhausbucher destaca o pintor Paul Klee
    Edição da Bauhausbucher destaca o pintor Paul Klee
     

    A escola Bauhaus, fundada por Walter Gropius em 1919, na cidade de Weimar, se iniciava com um curso preliminar que envolvia estudo de materiais, teoria das cores e relações formais.

    Depois, cada aluno partia para sua especialização: havia metalurgia, tapeçaria, cerâmica, artes gráficas, impressão e publicidade, fotografia, pintura em vidro e parede, escultura em pedra e madeira e teatro. “Não há diferença entre o artista e o artesão”, defendia Gropius.

    Entre os mestres do curso preliminar da Bauhaus estavam artistas plásticos como Johannes Itten, László Moholy-Nagy, Josef Albers, Paul Klee e Wassily Kandinsky.

    O site Monoskop, repositório colaborativo de material de artes, mídia e humanidades, disponibilizou para download gratuito edições da Bauhausbucher, publicação meio livro, meio revista, da escola.

    As publicações, lançadas entre 1925 e 30, do século passado, serviram como veículos para inúmeras ideias de tipografia e layout da escola. O material foi originalmente disponibilizado pela Biblioteca Kandinsky, no centro cultural Georges Pompidou, em Paris.

    Também estão disponíveis as edições da revista acadêmica Bauhaus, em que os participantes da escola discutem o desenvolvimento dos projetos, seus métodos e pontos específicos do currículo, além de projetos de estudantes e professores. A revista saiu entre 1926 e 31.

    Foto: Reprodução
    Número da revista acadêmica da escola Bauhaus
    Número da revista acadêmica da escola Bauhaus

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!