Ir direto ao conteúdo

O mapa interativo que transforma campos agrícolas em arte

Startup bielorrussa produz aplicativos e ferramentas digitais voltados para a agricultura, o que permite visualizar milhares de plantações de dezenas de países

    Temas
     

    A visão geométrica e colorida que se tem de cima, ao sobrevoar plantações em um avião, é recriada pelos mapas da OneSoil.

    Eles representam campos arados da Europa e dos EUA, permitindo visualizar os tipos de cultivo e seu “estado de saúde”. Constituem, além disso, composições visuais aleatórias de grande apelo estético.

    Foto: Reprodução
    Plantações na Áustria. No mapa, o amarelo correponde ao milho, vermelho ao trigo
     

    A OneSoil é uma startup fundada em 2017 e localizada em Minsque, capital da Bielorrússia, que produz aplicativos e ferramentas tecnológicas voltadas para a agricultura.

    Feitos a partir das imagens aéreas produzidas pela Agência Espacial Europeia, os mapas transmitem visualmente informações detalhadas e precisas de plantações em 44 países, nos últimos três anos. Isso permite visualizar as mudanças sofridas nos campos entre 2016 e 2018.

     

    Além disso, são interativos: pode-se filtrar as informações que interessam e visualizá-las no mapa, como a distribuição do cultivo de milho em uma região, país ou em todos os países que a ferramenta abrange, por exemplo.

    A função “random beautiful fields” (“campos bonitos aleatórios”) leva quem clica nela a um ponto aleatório do mapa. Dado que cada cultura agrícola tinge o mapa de uma cor, o resultado é uma paleta artificial interessante.

     

    O mecanismo combina fotografias por satélite, tecnologia de reconhecimento de imagens e aprendizado de máquina.

    Para “agricultores, consultores, negociantes, estudantes e curiosos”, na definição do site, a ferramenta contribui para compreender os mercados globais, incluindo informações sobre as colheitas de anos anteriores e tamanho médio dos campos de uma região.

    A ideia é permitir que qualquer agricultor tenha à disposição um registro digital diário do que acontece em suas terras, aspirando a ajudá-los a tomar decisões melhores nos cultivos e negócios.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!