Ir direto ao conteúdo

O jogo que propõe adivinhar a identidade de mulheres notáveis

Montado sobre um tabuleiro, ‘Who’s She?’ é como um ‘Cara a Cara’ feminista

    Temas

    A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard idealizou e lançou, em novembro de 2018, uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar um jogo de tabuleiro chamado “Who’s She?” (“Quem é ela?”).

    Trata-se de uma versão do jogo “Guess Who?” – popular na década de 1980 e lançado no Brasil pela Estrela com o nome “Cara a Cara” – que traz somente mulheres extraordinárias, como as artistas Frida Kahlo e Josephine Baker, Valentina Tereshkova, a primeira mulher astronauta a ir ao espaço, a aviadora Amelia Earhart, entre outras.

    São 28 personalidades ao todo. Os retratos no tabuleiro foram pintados a mão pela artista Daria Golab.

    Para dois jogadores, o jogo consiste em ir eliminando, por meio de perguntas, quem no tabuleiro não corresponde ao personagem que o adversário detém. Com isso, vão se abaixando as peças do tabuleiro, restando as alternativas possíveis. Ganha quem adivinhar primeiro quem é o personagem do outro.

    Ao contrário do jogo original, em que as perguntas giram em torno da aparência dos personagens, a ideia é que os jogadores adivinhem quem é a personalidade tirada pelo adversário com perguntas sobre as realizações da mulher em questão.

    Os cartões sorteados aos jogadores contêm dados biográficos, fatos interessantes e anedotas sobre a trajetória das personagens do jogo. No tabuleiro, há uma breve inscrição com nome, origem, nascimento e morte e um resumo de quem foi.

    Foto: Reprodução
    Jogo é indicado para pessoas de todos os gêneros e idades

    Além de divertir, o jogo dá ênfase às profissões exercidas pelas personalidades, com a ideia de mostrar e incentivar meninas a fazerem o que quiserem.

    Ao mesmo tempo, a página da campanha do Kickstarter ressalta que deve ser jogado por pessoas de todos os gêneros, porque “todos precisamos aprender mais sobre mulheres inspiradoras”.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: