Ir direto ao conteúdo

‘Nexo’ vence prêmio de melhor site de notícias da América Latina

Veículos nativos digitais se destacaram no LATAM Digital Media Awards 2018. Premiados concorrem em etapa mundial

    O Nexo venceu o prêmio LATAM Digital Media Awards 2018 como “melhor site ou serviço mobile de notícias”. É a principal categoria da competição, na qual concorrem veículos jornalísticos de toda a América Latina.

    Foi a primeira vez que um jornal brasileiro ganhou essa categoria, que vinha sendo dominada por veículos argentinos desde a primeira edição do prêmio, em 2015. O Nexo disputou a final com Clarín e La Nación, os dois maiores jornais da Argentina.

    Além disso, o Nexo foi o segundo colocado na categoria “melhor projeto de fidelização de audiência jovem”, com o Bot do Enem, uma ferramenta de envio de conteúdos de preparação para o exame, via Facebook Messenger.

    A cerimônia ocorreu em 15 de novembro, em Bogotá, capital da Colômbia. Essa edição do LATAM Digital Media Awards reuniu 64 veículos jornalísticos de 15 países.

    Quem organiza a premiação é a WAN-IFRA, sigla em inglês para a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, fundada em 1948.

    O prêmio tem etapas continentais, como a que o Nexo venceu, e uma edição mundial reunindo os premiados nas diferentes regiões do planeta.

    A etapa global vai acontecer em Glasgow, na Escócia, em junho de 2019. Lá, o Nexo disputará o prêmio de melhor site de notícias do mundo com o britânico The Guardian, o americano Washington Post, o saudita Al Bilad e outros veículos a serem definidos nas premiações da África e da Ásia.

    Outros veículos brasileiros também venceram categorias da edição 2018: Jota, UOL, O Globo, Correio e Grupo RBS.

    O Nexo foi lançado em novembro de 2015. No ano seguinte, ganhou como melhor publicação digital no prêmio ÑH, voltado ao valor do design nos meios de comunicação. Em 2017, venceu o prêmio Online Journalism Awards na categoria “excelência geral em jornalismo online - pequenas redações”, uma conquista inédita para veículos brasileiros.

    O ‘Nexo’ e o jornalismo digital

    Para Rodrigo Bonilla, diretor da WAN-IFRA para as Américas, o Nexo foi o veículo que cumpriu melhor as exigências para a categoria de melhor site de notícias: conteúdo de qualidade, boa experiência do usuário (o que inclui velocidade de carregamento da página e organização visual) e alto valor agregado para seus leitores, nas diversas linguagens.

    Nas 11 categorias, foram 7 prêmios para veículos jornalísticos que são nativos digitais. “O prêmio sinaliza uma mudança importante em relação aos rumos da indústria. A distinção entre impresso e digital não faz mais sentido para pensar em relevância ou protagonismo. O que está em jogo é a qualidade daquilo que os veículos entregam para seus leitores e sua capacidade de inovação”, disse Paula Miraglia, diretora geral do Nexo.

    O diretor da WAN-IFRA também ressaltou que os veículos puramente digitais, como o Nexo, estão inovando muito em formatos de jornalismo e tiveram grande presença nas inscrições para o LATAM Digital Media Awards em 2018, o que se traduziu também nos resultados dos premiados.

    “Se um veículo tem 150 anos de história ou 2 anos de história, não tem diferença. O que vale nesses prêmios é a qualidade da plataforma digital, já não há barreiras entre os que nascerem digitais ou não”, disse Bonilla.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!