O que é ser antirracista? Estes 4 ativistas respondem

No Dia da Consciência Negra, militantes comentam frase de Angela Davis de que não basta não ser racista: é preciso combater a prática

 

Em 2018, a abolição da escravidão no Brasil completou 130 anos. Em 13 de maio de 1888, era assinada a lei imperial 3.353, conhecida como Lei Áurea, que continha dois breves artigos: “1º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil. 2º Revogam-se as disposições em contrário”. O país era o último do Ocidente a extingui-la. 

De acordo com o censo populacional de 1872, o único registro oficial da população escrava no país, o Brasil possuía, à época, 1.510.806 escravos, o que correspondia a 15% da população. Entre 1500 e 1856, segundo o banco de dados da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, 4,8 milhões de escravos chegaram ao litoral brasileiros trazidos da África.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.