Qual a percepção da população sobre a democracia no Brasil

Com levantamentos feitos desde 1995, instituto Latinobarómetro constatou que, em 2018, índices atingiram patamares negativos históricos. Já Datafolha mostra curva diferente. Por que há essa discrepância?

 

O instituto chileno Latinobarómetro divulgou no dia 9 de novembro seu levantamento mais recente, que aponta queda de apoio à democracia na maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil. Essa pesquisa é publicada todos os anos desde 1995. Segundo o relatório de 2018, alguns índices são “os mais baixos da história”.

No mais recente levantamento, o Latinobarómetro realizou 20.204 entrevistas presenciais em 18 países da América Latina, entre os dias 15 de junho e 2 de agosto. No Brasil, foram entrevistadas 1.204, numa parceria com o Ibope. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o instituto.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.