Ir direto ao conteúdo

Este livro é um ‘guia visual para os prazeres culinários’

‘Food & Drinks Infographics’ é o primeiro livro de uma autora brasileira publicado pela editora alemã Taschen

    Temas
    Foto: Reprodução/Food & Drink Infographics
    'Como cortar queijo', arte do escritório BRM Design
     

    Fundada na década de 1980, a Taschen é conhecida por suas vistosas edições de “livros de mesa de centro” (os “coffee table books”) sobre arte.

    A obra “Food & Drinks Infographics” (“Infográficos sobre comida e bebida”, em tradução livre), lançada em 2018, é a primeira de uma mulher brasileira, Simone Klabin, a ser publicada pela editora.

    Carioca radicada nos Estados Unidos, Klabin é advogada de formação, escreve e dá aulas sobre arte e cultura. A ideia do livro surgiu quando ela conheceu os três títulos sobre infografia já publicados pela Taschen.

    Seu livro se tornou o quarto dessa série. “Achei fascinante a riqueza na linguagem dos infográficos e as diferentes possibilidades dentro deste universo narrativo. Ao mesmo tempo, comida é um assunto que me interessa bastante. Me ocorreu que poderia ser muito bacana um livro de infografias inteiramente dedicado ao assunto. Propus a ideia, e a Taschen aceitou”, disse ao Nexo.

    Na introdução do livro, a autora faz um histórico da origem milenar das representações visuais da comida, falando também da relação dos humanos com ela, dos primeiros registros de receitas e da evolução nos hábitos culinários e alimentares.

    O livro traz mais de 300 imagens em 464 páginas. A maior parte dos gráficos foi compilada com base em material já existente, produzido por designers de diversos países, incluindo também imagens antigas (de livros, por exemplo). “Minha pesquisa buscou recolher o maior número de imagens que versavam sobre o universo da gastronomia”, disse Klabin ao Nexo.

    Menos de 10% das imagens foram comissionadas. A edição é trilíngue, e está disponível, até o momento, em duas versões: uma em inglês, alemão e francês; outra em inglês, espanhol e italiano.

    Foto: Reprodução /Food & Drink Infographics
    Gráfico sobre bolos mostra número de pedaços em relação ao tamanho do bolo
     

    Entre as imagens do livro que são essenciais para entender a história da alimentação e da gastronomia no mundo, segundo a autora, estão uma pintura de uma pessoa colhendo mel, ainda na introdução; um mapa que mostra a origem dos ingredientes — a batata e o chocolate, por exemplo, vieram da região dos Andes; imagens antigas que informam sobre práticas de produção ou utensílios de outros tempos e gráficos da Segunda Guerra Mundial, com dicas de como cortar o pão para fazê-lo render. 

    Nas páginas do ‘Food & Drinks Infographics’ também se descobre que a forma como o mundo ocidental se alimenta hoje tem forte influência da Grécia e da Roma antigas, que variedade alimentar era um privilégio do clero e da nobreza até a Revolução Industrial e a história da relação da Inglaterra com o chá, expertise que foi, na verdade, roubada da China.

    A autora também destaca duas histórias sobre o sorvete ilustradas pelo livro.

    “Achei surpreendente que o presidente americano Thomas Jefferson fosse tão interessado em gastronomia que, quando retornou da Europa, trouxe consigo para os EUA, uma máquina (rudimentar, claro) para fazer sorvetes e uma receita escrita à mão por ele, de sorvete de baunilha”, conta Klabin.

    “E achei curiosa a história do menino que inventou acidentalmente o sorvete no palito, e, quando se tornou adulto, patenteou sua invenção, popularizando o picolé.”

    Foto: Reprodução /Food & Drink Infographics
    Design de Shellshock
     

    Além das informações históricas, que contam a origem de comidas e bebidas, há no livro extenso material gráfico que ensina a preparar uma variedade de alimentos. Há receitas e tutoriais visuais de como cortar presunto, de acordo com a tradição dos espanhóis, como assar pão, massa de pizza, fazer lamen ou mingau.

    O livro também conjuga um esforço catalográfico de reunir tipos: de frutas e vegetais de cada região do planeta, utensílios de cozinha, café, chá, grãos, queijos, ovos, sushi, sanduíches, entre outros alimentos.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!