Ir direto ao conteúdo

Este site cria mashups de áudio de forma automática

Lançada em setembro de 2018, plataforma rave.dj usa algoritmo que cria coesão entre faixas de áudio

     

    A aplicação de computadores na criação musical é antiga. Ela foi praticada por alguns dos pioneiros da música eletrônica, como o americano Raymond Scott, que em 1946 fundou o Manhattan Research, o primeiro estúdio focado em música eletrônica do mundo.

    Ele utilizava uma máquina chamada Electronium, que criava aleatoriamente sequências de sons que poderiam ser usadas como temas para continuar a compor canções.

    A primeira Conferência Internacional de Música Eletrônica aconteceu em 1974 na Michigan State University, nos Estados Unidos. A inteligência artificial se desenvolvia mais e começava a se tornar mais apta a seguir tarefas pensadas pelos seus criadores.

    Lançada em setembro de 2018, a plataforma rave.dj baseia-se em um algoritmo que permite fazer mashups de faixas de áudio, ou seja, uni-las em uma única faixa com uma coesão própria.

    Para usar a plataforma, basta escolher uma ou mais faixas no YouTube ou Spotify e pedir que o site as misture automaticamente, realizando as alterações que a inteligência artificial julgar necessárias para que haja coesão.

    Pelos testes realizados pelo Nexo, nem todos os resultados ficam harmônicos. Faixas podem ser demasiadamente aceleradas para se adaptarem à duração de faixas menores.

    O site incentiva, no entanto, que os usuários compartilhem e discutam suas criações em um fórum de discussão no Reddit, onde alguns bons resultados podem ser encontrados.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: