Ir direto ao conteúdo

O perfil do instagram que celebra os escritórios antigos

Misto de excentricidade e nostalgia, a conta ‘Office Vibes’ relembra como eram os espaços corporativos há quase 40 anos

    Temas
    Foto: @__________office/Instagram
    Conta "Office vibes" no Instagram celebra arquitetura dos ecritórios dos anos 1980 e 1990
    Conta "Office vibes" no Instagram celebra arquitetura dos ecritórios dos anos 1980 e 1990
     

    Telefones fixos, cada funcionário em sua própria baia e os primórdios dos computadores como instrumento de trabalho: este é o ambiente da maioria dos escritórios nos anos 1980 e 1990, que a conta “Office Vibes” (“Clima de escritório”, em tradução livre) criada no início de agosto de 2018 celebra no Instagram.

    Por trás do perfil com cerca de 240 publicações de antigos escritórios está um músico de Barcelona, na Espanha, que prefere o anonimato. Em entrevista ao site da revista britânica Another, contou que criou a página como uma homenagem nostálgica aos velhos tempos. “Sou um amante de tecnologia retrô - coleciono computadores, relógios dos anos 1980, lâmpadas e sintetizadores antigos.”

     

    Para o curador, a escolha temporal é um respiro das imagens excessivamente planejadas e editadas que costumam encher a rede.

    Ele ainda acrescenta que existe um fascínio com os escritórios que funcionam muitas vezes como segundas casas das pessoas. “As pessoas trazem consigo as coisas que os lembram da vida fora do escritório -- fotos de família, ornamentos. As pessoas passam 40 horas por semana no escritório, e se você adicionar amizades de colegas, jantares depois do expediente, celebrações obrigatórias, é como se fosse uma segunda família.”

    As fotos retratam detalhes de ornamentos que não existem mais, panorâmicas com a organização das mesas e até roupas e estilos comuns da época. Em breve, o criador da conta pretende inserir imagens modernas, com contribuição de seus seguidores. “Eu gostaria de mostrar quais são essas ‘vibes’ atuais”, diz.

    Foto: @__________office/Instagram
     
     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!