Ir direto ao conteúdo

Estes bancos de dados do Ibama agora são públicos

Entre as informações estão imagens aéreas geradas após o rompimento das barragens da Samarco, em 2015, o mapeamento da vegetação de mangue

     

    Criado em 1989, um ano após a promulgação da Constituição, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela preservação dos biomas brasileiros.

    Entre suas responsabilidades estão executar a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida em 1981, e atribuir o licenciamento ambiental para a execução de empreendimentos, assim como autorização para exploração de recursos naturais.

    Em seu processo de monitoramento, cadastro de empresários e propriedades e aplicação de multas, o Ibama se utiliza de uma extensa coleta e sistematização de dados. Recentemente, a entidade abriu o acesso a 15 de seus bancos de dados internos em uma plataforma chamada Dados Abertos.

    Esses bancos de dados podem ser usados tanto para fiscalizar a entidade, quanto como base para estudos independentes. Eles incluem:

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 3 conteúdos grátis neste mês.