O que são sambaquis. E a descoberta de um esqueleto em SC

Registro mais recente de um povo pré-histórico ainda hoje intriga estudiosos. Escavações acontecem na área da bacia do Rio Tavares

 

Uma ossada milenar quase inteira e bastante preservada foi localizada em um sítio arqueológico de Florianópolis, em 29 de agosto de 2018. Descoberto pelo pesquisador Osvaldo Paulino da Silva, que coordena o trabalho e trabalhava nas escavações, o esqueleto ancestral deve ser datado de cerca de 3.000 anos (ou 1.000 a.C.), segundo análises preliminares. 

As escavações próximas à construção do Elevado do Rio Tavares, no sul da ilha catarinense, ocorrem desde 2015 e devem terminar no início de setembro 2018, afirmou Silva ao Nexo, caso a equipe de pesquisadores não encontre mais nenhum vestígio de novos corpos. Obrigatória por lei pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), esta era a terceira fase de pesquisas de campo.

ASSINE O NEXO PARA
CONTINUAR LENDO

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.