Ir direto ao conteúdo

O arquivo de fotografia criado coletivamente por colombianos

Plataforma digital reúne mais de 10 mil fotografias da vida cotidiana de pessoas de quase todo o território colombiano que viveram entre o século 19 e os anos 2000

     

    Desde 2016, colombianos de todas as regiões do país vêm compartilhando suas fotos familiares com as milhares de bibliotecas públicas das centenas de municípios do país.

    O resultado é uma plataforma digital com mais de 10 mil fotografias da vida cotidiana de pessoas de quase todo o território colombiano, que viveram entre o século 19 e os anos 2000. Lançada no dia 25 de abril de 2018, foi batizada de “Nación Revelada”.

    A chamada para receber, digitalizar e colocar online fragmentos dos álbuns de família de colombianos comuns foi uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Biblioteca Nacional da Colômbia. Com o slogan  “Comparte tu Rollo” (algo como “compartilhe seu rolo de fotos”, em tradução livre), cidadãos foram convidados a levarem a foto de sua escolha para ser incluída no projeto pela biblioteca pública local. 

    “Ao valorizar esta imensa coleção de fotografias de diferentes lugares do país, abriu-se uma porta para se mostrar as diferentes realidades de múltiplas comunidades do país e, consequentemente, de revelar a diversidade da nação”, diz uma notícia publicada na página oficial da Biblioteca Nacional da Colômbia.

    “Nessas histórias jornalísticas estão pistas essenciais, códigos que ajudarão a compreender quem somos, sobretudo agora, em tempos em que o país enfrenta o desafio de se reconhecer em uma narrativa que integre sua diversidade de visões”, diz Diego Merizalde, coordenador do projeto, em seu site.

    As fotos podem ser vistas no site do projeto ou em suas contas no Facebook, Twitter e Instagram

    Na plataforma, as fotos são classificadas em coleções: desenvolvimento, lugares, personagens, religião e rituais, cultura e tradições e outras. Cada imagem conta com um texto que a contextualiza título, ano, lugar onde foi tirada e o nome do fotógrafo (se for conhecido).

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!