Ir direto ao conteúdo

Este site reúne dados sobre instrumentos de corda do mundo todo

Plataforma ‘Atlas of plucked instruments’ foi organizada por colecionador holandês e traz informações de livros e pesquisas. Há uma seção sobre o violão de sete cordas brasileiro

     

    Em 1966, o holandês Henny de Bruin construiu com as suas próprias mãos seu primeiro violão, feito com madeira e papelão. Em seguida, comprou um violão barato e aprendeu a tocar sozinho. No ano seguinte, passou a tocar em uma banda de música country e folk americana chamada Sunny Side, onde começou a experimentar com vários tipos de instrumentos de corda.

    Na década seguinte, Bruin deixou suas pretensões no showbiz de lado, mas continuou tocando instrumentos e ampliando sua coleção por meio de compras que fazia durante viagens pelo mundo - inclusive ao Brasil. Mais recentemente, tem comprado pela internet, em sites como o eBay.

    Em 2006, Bruin decidiu organizar a sua coleção, assim como as informações sobre os instrumentos, coletadas em centenas de livros, em um atlas online, chamado “Atlas of plucked instruments”, um atlas sobre instrumentos de corda. Em um texto de apresentação, ele afirma que essa foi a forma que encontrou de fazer com que sua coleção fosse útil aos outros, “evitando as dificuldades logísticas e limitações de organizar uma exposição”.

    O site possui uma sessão em que lista livros a respeito de instrumentos musicais de diversas partes do mundo, que fazem parte da coleção de Bruin.

    A coleção de instrumentos é dividida por tipo de instrumento, como violões antigos, violões modernos, alaúdes e banjos. A coleção também é dividida por continente e subcontinente de origem dos instrumentos, áreas que são, por sua vez, divididas em países.

    A seção sobre o Brasil traz uma descrição do violão de sete cordas e seus usos. “Entre músicos famosos que a usaram estão Baden Powell, Antônio Carlos Jobim, João Gilberto etc”.

    O atlas também traz informações sobre instrumentos usados no país que são menos conhecidos pelos próprios brasileiros, como a viola de cocho, popular no Mato Grosso.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!