Como as mulheres aparecem nos planos dos presidenciáveis

No segundo texto da série sobre a representatividade feminina nas eleições, o ‘Nexo’ mostra como os candidatos buscam o voto desse grupo que tem tudo para ser decisivo em 2018

 

O eleitorado feminino se tornou um público a ser atingido pelas candidaturas à Presidência até o primeiro turno das eleições, em 7 de outubro. Mulheres são a maioria entre o universo total de eleitores (52,5%) e também as mais numerosas entre quem declara não saber em quem votar ou manifesta intenção de anular ou votar em branco.

Esse retrato do eleitorado sem candidato foi confirmado pelas primeiras pesquisas de intenção de voto divulgadas em agosto, após o início oficial da campanha, dia 16. Em cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os candidatos, o percentual de brancos, nulos e “não sabe” soma 22%. Sem o petista, que pode ficar de fora em razão da Lei da Ficha Limpa, o índice chega a 38%.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.