Ir direto ao conteúdo

Este site reúne obras de Antoni Gaudí e outros arquitetos espanhóis

Objetivo do projeto, ainda em construção, é que ao final seja possível acessar 147 mil documentos online

     

    Formado na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona em 1878, Antoni Gaudí é um importante arquiteto da passagem do século 19 para o 20. Influenciado pela arquitetura oriental e gótica, assim como por formas da natureza, ele se utilizou de seu conhecimento de geometria para criar construções esteticamente marcantes, com estruturas orgânicas.

    Gaudí foi reconhecido ainda jovem, e com 31 anos foi contratado para comandar o monumental projeto de construção da catedral Sagrada Família, em Barcelona, que ainda não foi finalizado. Em paralelo, capitaneou outras obras importantes da cidade, como o edifício Casa Milà e o Park Güell.

    Sua obra é destino de peregrinações de arquitetos do mundo inteiro, e é tema de estudos da Cátedra Gaudí, da UPC (Universidad Politécnica de Cataluña). Em abril de 2018, esta cátedra lançou um banco de dados online que reúne os trabalhos do arquiteto, o Archivo Digital Gaudí.

    O projeto ainda está em construção, e o objetivo é que ao final seja possível acessar 147 mil documentos online - no lançamento, cerca de 16.570 estavam disponíveis.

    Entre eles, projetos, fotografias, desenhos e objetos do arquiteto, assim como de outros artistas e arquitetos modernistas e novecentistas que passaram pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona.

    A plataforma dá acesso a oito arquivos de PDF. Um deles é dedicado a projetos originais de Gaudí e colaboradores (1874 a 1954), outro reúne projetos de mestres de obra e agrimensores (1850 a 1872), com projetos de conclusão de curso das escolas de Mestres de Obra, uma de fotografias arquitetônicas e outro de peças de mobiliário.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!