Como ler as primeiras pesquisas com a campanha na rua

Levantamentos de Ibope e MDA apontam Lula com ampla vantagem, mesmo preso e com uma candidatura que provavelmente será barrada pela Lei da Ficha Limpa. Três cientistas políticos analisam os números e o cenário político

 

As primeiras pesquisas divulgadas com a campanha presidencial oficialmente em andamento colocam Luiz Inácio Lula da Silva na frente, com 37% na preferência do eleitorado, a menos de dois meses para a votação de 7 de outubro de 2018.

O ex-presidente da República está preso desde 7 de abril pela Operação Lava Jato, condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Continua, porém, sendo um dos pontos centrais da campanha, mesmo diante do fato de que sua candidatura será provavelmente barrada pela Lei da Ficha Limpa em razão de sua condição penal.

Junte-se ao Nexo!

Fique informado e apoie o jornalismo independente de qualidade

Você pode cancelar quando quiser sem dificuldades

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.