Com o início oficial da campanha eleitoral de 2018, o Nexo dá início a publicações semanais de textos analíticos produzidos por núcleos de pesquisa e centros de estudos acadêmicos que atuam em três instituições do ensino superior brasileiro.
Às sextas-feiras, o Iesp (Instituto de Estudos Sociais e Políticos) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) abordará temas relacionados à eleição parlamentar. O primeiro texto será publicado no dia 17 de agosto.
“No Brasil, a tendência dos eleitores é prestar mais atenção à campanha para os cargos Executivos, ou seja, de presidente e governador, que acabam tendo maior visibilidade. Nossos textos pretendem mostrar que os legisladores são peças importantes de uma engrenagem maior”
Aos sábados, o CEM (Centro de Estudos da Metrópole) da USP (Universidade de São Paulo) abordará temas relacionados à agenda urbana e social do país. O primeiro texto será publicado em 18 de agosto.
“As cidades brasileiras concentram grande parte da nossa população e a maior parcela de nossos problemas sociais, mas estão ausentes das eleições de 2018. Os textos desta série vão discutir elementos centrais para as políticas urbanas e sociais do próximo governo”
Às segundas-feiras a DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) abordará temas relacionados ao comportamento do eleitor nas redes. O primeiro texto será publicado em 20 de agosto.
“A web será um espaço de debates em torno da agenda pública para o próximo governo, bem como de disputas entre atores políticos e sociais. Os textos buscarão abordar essas questões sempre a partir da análise de dados, com informações para a qualificação do debate e para a compreensão de como elas repercutem entre os brasileiros”
A cobertura especial para as eleições 2018
Desde a sua fundação, em novembro de 2015, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado, plural e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira.
As parcerias firmadas com o Iesp-Uerj, o CEM-USP e a FGV-DAPP buscam reforçar justamente esse cenário, ampliando o compromisso de uma cobertura das eleições cuidadosa, que informe de maneira precisa, inovadora e equilibrada, e que sobretudo seja útil para o leitor no seu processo de tomada de decisão.
O Nexo lançou, em 16 de julho, uma página especial para as eleições 2018. Ela traz as publicações do jornal separadas em seções específicas para facilitar a busca por conteúdos, sejam eles mais recentes, de referência ou interativos que valem ser consultados mais de uma vez.
A prioridade da cobertura é apresentar conceitos e fenômenos políticos para entender o Brasil, explicações sobre as regras do jogo eleitoral e ideias para aprofundar reflexões a respeito do país, com textos claros, vídeos, infográficos e materiais interativos, que são marcas do Nexo.