Quem é Alex Jones. E por que ele é pivô de uma ‘guerra cultural’ nos EUA

Propagador de ‘fake news’ e teorias conspiratórias, em poucos dias o radialista foi banido de plataformas da Apple, Google, Facebook e Spotify por violar regras internas

    Alex Jones é uma figura controversa. Como radialista, apresentador de programas transmitidos em vídeo pela internet, e responsável pelo site Infowars, o americano é reverenciado como um comunicador independente, que desmascara fatos manipulados pela mídia e espalha a verdade dos fatos à sua audiência semanal de 70 milhões de pessoas, segundo dados informados pelo próprio Jones. 

    Ao mesmo tempo, ele é apontado como responsável por disseminar notícias falsas no país e ser “o mais influente criador de teorias da conspiração da direita nos Estados Unidos hoje”, como descreve a Liga Antidifamação, organização dedicada ao combate do discurso de ódio e antissemitismo no mundo.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.