Ir direto ao conteúdo

Este site mostra objetos encontrados na escavação do metrô de Amsterdã

Arqueólogos aproveitaram escavações para coletar objetos e criar um catálogo online. Há peças datadas do século 18

 

Entre 2003 e 2012, a cidade de Amsterdã levou a cabo a escavação de uma nova linha de metrô, que cruza a cidade de norte a sul. Em alguns dos trechos, a linha acompanha a margem do rio Amstel, que tem um significado especial para a cidade há séculos.

Durante as escavações, trechos do leito do rio foram movidos. E, como é frequente em se tratando de cidades antigas, artefatos e ruínas foram encontrados.

Arqueólogos aproveitaram a oportunidade e criaram um catálogo online sobre a empreitada, chamado “Bellow the Surface”, com conteúdo em holandês e em inglês.

Ele traz informações sobre o projeto e sobre alguns dos objetos encontrados. Alguns deles são quinquilharias relativamente recentes, como um carrinho de brinquedo que, segundo o site, ele é uma reprodução do Rolls Royce R Merlin V12, no qual o britânico Sir Malcolm Campbell atingiu 484 km por hora em 1935, rompendo o recorde mundial.

Outras são peças mais antigas, como a base de uma espada japonesa, produzida entre 1750 e 1850.

O site tem uma área especial que mostra alguns dos objetos mais importantes encontrados. Eles são exibidos em exposições no metrô da cidade. Há também uma página que permite brincar com as imagens, montando composições visuais.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!