Ir direto ao conteúdo

As animações políticas e reflexivas de John Morena

Artista americano realizou um curta por semana durante um ano. Trabalhos estão na programação do Anima Mundi de 2018

    Temas
     

    Um curta de animação por semana durante um ano. Foi esse o desafio a que se lançou o diretor de animações americano John Morena em seu projeto Area 52.

    Abordando temas que vão do racismo à ansiedade, passando por exercícios totalmente abstratos, Morena tentou uma variedade de técnicas nos trabalhos, algumas bem simples. A animação “Downpour”, por exemplo, cujo título pode ser traduzido como aguaceiro, utiliza apenas arranhões em uma folha de papel como matéria-prima.

    Boa parte dos trabalhos pode ser vista no Instagram da projeto de Morena. Alguns dos curtas da série estão na programação do festival Anima Mundi, que vai de 21 a 29 de julho de 2018, na Biblioteca do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro.

    Serão exibidas, desse projeto, as animações “Livre do medo”, uma crítica à cultura armamentista em que armas de fogo e balas são despejadas em um vaso sanitário, “Gimme!”, sobre ganância e comercialização, e “Goals”, uma reflexão a respeito das metas de vida.

    Os projetos de Morena se valem de uma diversidade grande de materiais, incluindo lanternas, scanner, um pedaço de barbante, recortes, tinta, lápis, xerox e Polaroids.

    “Entrei para a animação para conseguir fazer meus próprios filmes… Tentei muitas vezes fazer um filme do jeito tradicional, mas nunca consegui tirar algo do chão”, Morena explicou ao site Animation World Network. Todos os filmes do projeto Area 52 foram financiados pelo próprio diretor. O mais caro custou 110 dólares.

    O trabalho do animador é amplo e abrange projetos de alcance maior como os efeitos visuais para o clipe de “I need my girl”, do The National,  e a abertura da série documental da Netflix “Evil Genius”. O festival de animação de Annecy, na França, o maior do mundo, incluiu sete trabalhos de Morena na programação.

    Veja abaixo alguns trabalhos do projeto Area 52 que estão disponíveis em sua conta de Instagram.

    Kontrol

     

    Faux news

     

    Anxiety

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!