Este site permite visitar Taliesin West, ícone da arquitetura americana

Frank Lloyd Wright construiu Taliesin West a partir de 1937, morou no local e realizou modificações no decorrer de sua vida

     

    Nascido em 1867, Frank Lloyd Wright assinou mais de 500 construções em sua vida, e é considerado um dos principais arquitetos americanos. Ele é conhecido por dar um passo além do mantra modernista de que “a forma segue a função”, por estabelecer que forma e função constituem uma única coisa, um preceito da chamada arquitetura organicista.

    Em uma longa entrevista concedida em 1958 à rede americana NBC, menos de um ano antes de sua morte, afirmou que algo é orgânico quando “o todo é para as partes o que as partes são para o todo; onde a natureza dos materiais, a natureza do propósito, a natureza da performance inteira se tornam uma necessidade”.

    Essa ideia se expressava em um esforço por integrar suas construções ao ambiente natural, com uso de vidro para aumentar a conexão entre espaços internos e externos. Ele é um dos idealizadores da ideia de “open offices”, os escritórios amplos, em um único ambiente compartilhado por diversos funcionários, ao invés de divididos por paredes.

    Ele também ficou conhecido por sua produção de casas particulares. Em 1937, Wright comprou terras do deserto do Arizona, onde construiu uma de suas obras mais marcantes, Taliesin West.

    Wright sempre preferiu usar materiais disponíveis no local da construção. O prédio foi erigido com rochas do deserto, madeira e concreto. As pedras foram posicionadas de forma a ficarem salientes nas paredes, em meio ao concreto. Durante sua vida, Wright usou o local como moradia de inverno e espaço de ensino.

    Nos anos em que utilizou o local, Wright realizou constantes modificações, pessoalmente ou com aprendizes. Incapaz de impedir que linhas de energia fossem instaladas na propriedade na década de 1940, o arquiteto decidiu abrir uma nova entrada principal, de forma a evitar a vista das torres, que considerava desagradável. Hoje, Taliesin West é o campus de uma faculdade de arquitetura.

    É possível visitar essa obra essencial do arquiteto em uma reprodução digital on-line, criada pela empresa Leica Geosystems com o scanner a laser portátil BLK360. Ele é usado para captar o contorno de ambientes. O registro capta tanto a estrutura do prédio, construído entre 1911 e 1959, quanto o cenário que o circunda.

    É possível visualizá-lo por meio de um vídeo que o percorre, ou fazendo um tour on-line que dá mais liberdade de movimento ao usuário.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: