Ir direto ao conteúdo

As cidades de peças eletrônicas feitas por este fotógrafo alemão

Em novo trabalho premiado, fotógrafo Heiko Hellwig troca arquitetura urbana pela de computadores

    Temas
    Foto: Reprodução/Heiko Hellwig/BFF
    Sillicon Cities 1

    Vistas de cima são como as metrópoles do futuro, tal como imaginadas pela ficção científica: com grandes prédios, avenidas movimentadas e luz neon. De perto, apenas tralha tecnológica que, no passado, integrou o núcleo de computadores e videogames.

    O trabalho artístico “Silicon Cities” (uma referência ao Silicon Valley, o Vale do Silício, na Califórnia, terra das grandes empresas americanas de tecnologia) é uma série feita pelo alemão Heiko Hellwig, de 58 anos. O fotógrafo diz ter coletado peças de placas, circuitos impressos, semicondutores e transistores para criar suas maquetes eletrônicas.

    Nele, Hellwig deixou a arquitetura das cidades, seu maior objeto de interesse, e voltou-se a uma arquitetura de outra ordem, a de computadores.

    Segundo o autor do trabalho, que em junho de 2018 se tornou um dos vencedores na categoria “Belas artes / Abstrato” do prêmio de fotografia francês Px3, a série “explora e revela o núcleo da nossa sociedade digital”, que “não compreende mais os caminhos que a informação está tomando”.

    Ou ainda dialoga com as peças que dão vida aos computadores, as quais embora sejam detalhadas, são poucos compreensíveis; são belas e assustadoras ao mesmo tempo, diz ele. “Elas não revelam facilmente as informações que armazenam e transportam, mas as escondem dentro de sua arquitetura digital.”

    Segundo a Wired, Hellwig  fez as imagens em seu estúdio, em Stuttgart, com uma câmera sobre uma escada, filtros coloridos (vermelho e verde) e algumas horas de retoque no Photoshop.

    Veja algumas das obras da série:

    Foto: Reprodução/Heiko Hellwig/BFF
    Sillicon Cities 2
    Foto: Reprodução/Heiko Hellwig/BFF
    Sillicon Cities 3
    Foto: Reprodução/Heiko Hellwig/BFF
    Sillicon Cities 4
     
    Foto: Reprodução/Heiko Hellwig/BFF
    Sillicon Cities 5

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: