Ir direto ao conteúdo

A ferramenta que analisa o equilíbrio entre os gêneros no Twitter

Iniciativa lançada por empresas em conferência de mulheres na tecnologia informa porcentagem de perfis femininos e masculinos seguidos e dá sugestões

    Foto: Reprodução
    Imagem do site da campanha #DiversifyYourFeed
     

    Lançada na conferência de mulheres na tecnologia Women of Silicon Roundabout, realizada em Londres entre 26 e 27 de junho de 2018, a ferramenta #DiversifyYourFeed (Diversifique seu feed, em tradução livre) é um plug-in que analisa a porcentagem de perfis masculinos e femininos seguidos pelo usuário no Twitter.

    Para usá-la, é preciso entrar no site, inserir o nome de usuário e autorizar o escaneamento dos dados.

    Desenvolvida pelas empresas Deloitte Digital e Acne, a ferramenta não só informa a divisão de gênero encontrada na timeline como sugere novos perfis para seguir, com o objetivo de torná-la mais diversa.

    Em inglês, dá a porcentagem de mulheres e homens seguidos e quanto se está acima ou abaixo da média, em termos de equilíbrio de gênero dos perfis seguidos. “Agora você já sabe! O que vai fazer depende de você”, sentencia o site. 

    Até o momento, o plug-in está disponível somente para o Twitter, mas há planos de adaptá-lo para outras redes, como Instagram, Linkedin e Facebook.

    Os desenvolvedores estudam, além disso, expandir a campanha para outras frentes, contemplando, além do gênero, a diversidade racial e sexual, por exemplo.

    Por que diversificar

    “Algoritmos de redes sociais criam câmaras de ressonância ideológicas ou ‘bolhas’”, justifica o site do #DiversifyYourFeed. “Diversifique para escapar”. Destaca, ainda, que o acesso a uma gama mais ampla de pontos de vista, vindo de pessoas diferentes de nós, faz com que tomemos decisões mais inteligentes.

    As redes sociais tendem a exibir somente aquilo que o usuário quer ver. De acordo com cientistas, esse isolamento, chamado de “filtro bolha”,  fomenta a polarização do debate político e tem consequências sobre a criatividade e o pensamento crítico.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: