O mapa que mostra as regiões do Brasil onde não mora ninguém

Partindo de dados do Censo do IBGE, interativo aponta todas as áreas com pelo menos 1 km² sem registro de morador no Brasil

Foto: Reprodução/Plano C
‘Aqui não mora ninguém’
Detalhe da porção norte do país no mapa ‘Aqui não mora ninguém’

Basta olhar para o mapa da densidade populacional do Brasil para perceber como a ocupação do seu território se deu de forma bem diferente entre as diferentes regiões. Neste interativo feito pelo Nexo, é interessante ver, por exemplo, quanto espaço no interior do país seria necessário preencher para comportar toda a população que mora no litoral brasileiro.

Olhando exclusivamente para esse “espaço”, a empresa brasileira Plano C, especializada em geoprocessamento e urbanismo, desenvolveu em março de 2018 o projeto interativo “Aqui não mora ninguém”. O projeto se inspira no mapa “Nobody Lives Here” (ninguém vive aqui, em tradução livre do inglês), do geógrafo americano Nikolaus M. Freeman, que aplicou a mesma ideia ao Estados Unidos.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.