Ir direto ao conteúdo

O mapa que mostra as regiões do Brasil onde não mora ninguém

Partindo de dados do Censo do IBGE, interativo aponta todas as áreas com pelo menos 1 km² sem registro de morador no Brasil

Foto: Reprodução/Plano C
Detalhe da porção norte do país no mapa ‘Aqui não mora ninguém’
Detalhe da porção norte do país no mapa ‘Aqui não mora ninguém’

Basta olhar para o mapa da densidade populacional do Brasil para perceber como a ocupação do seu território se deu de forma bem diferente entre as diferentes regiões. Neste interativo feito pelo Nexo, é interessante ver, por exemplo, quanto espaço no interior do país seria necessário preencher para comportar toda a população que mora no litoral brasileiro.

Olhando exclusivamente para esse “espaço”, a empresa brasileira Plano C, especializada em geoprocessamento e urbanismo, desenvolveu em março de 2018 o projeto interativo “Aqui não mora ninguém”. O projeto se inspira no mapa “Nobody Lives Here” (ninguém vive aqui, em tradução livre do inglês), do geógrafo americano Nikolaus M. Freeman, que aplicou a mesma ideia ao Estados Unidos.

A equipe, formada por Paula Bellé, Guilherme Iablonovski e Laura Azeredo, partiu do Censo Demográfico do IBGE de 2010 para identificar áreas de até 1 km² onde não houvesse registro de residentes, com a exceção de regiões ocupadas por lagos e rios.

As áreas formam a chamada “grade estatística” do Censo. Como explica o projeto, trata-se da “menor unidade de área recenseada disponibilizada pelo IBGE”.

“Em 2010, 13.566.488 ‘quadrados’ foram levantados. A população residente em 10.902.382 deles era igual a zero. Isso corresponde a 6,8 milhões de km², aproximadamente 80% da área do território nacional”, diz o site do projeto. “Assim, apesar da sua esmagadora população de 207,7 milhões, a maior parte do Brasil permanece inabitada.”

Nesse ponto, uma explicação: “inabitado não significa desocupado, nem inexplorado”. Além das áreas cobertas por vegetação (como a imensa Floresta Amazônica, cobrindo praticamente toda a região Norte do país), há ainda propriedades agrícolas, indústrias, comércios, instalações militares e outras,ocupando “áreas por onde as pessoas passam, mas onde não mora ninguém”.

O projeto está disponível no Github sob licença livre Creative Commons.

Foto: Reprodução
Detalhe do vale do Rio Amazonas no mapa ‘Aqui não mora ninguém’
Detalhe do vale do Rio Amazonas no mapa ‘Aqui não mora ninguém’
Foto: Reprodução
A cidade de Recife e região
A cidade de Recife e região
Foto: Reprodução
São Paulo e região no mapa ‘Aqui não mora ninguém’
São Paulo e região no mapa ‘Aqui não mora ninguém’

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!