Ir direto ao conteúdo

A conta no Instagram que resgata publicações raras de moda, design e arte

Proprietário do perfil se mantém anônimo, mas sabe-se que ele trabalhou como designer de moda para a marca de luxo Maison Margiela

     

    Fundada em 1986 na Suíça pelo jornalista, crítico cultural, curador e ator de onde vem seu nome, a Edition Patrick Frey é uma editora de livros de arte, design e moda de pequena circulação. Frequentemente, seus fascículos focam em artistas iniciantes ou obscuros.

    Uma publicação de 2017 chamada “Art Décor”, vendida por € 60, é dedicada a Bob Steffen, um artista da cena gay do pós-Guerra na cidade de Bern, na Suíça. “De origem humilde, Steffen subiu na vida transando, como prostituto de luxo/modelo nu, adentrando o jet set do ‘beau monde’ gay, desabrochando como um decorador de sucesso”, afirma a edição.

    “Art Décor” é um dos destaques do perfil do instagram @rarebooksparis, uma conta que destaca páginas e revende publicações raras de moda, arte e design.

    Entre os destaques, uma edição de 2005 da publicação Raf Simons: Redux, do designer belga de moda Raf Simons. Uma década depois, Simons se tornou diretor da marca Dior e, em seguida, chefe de criação da Calvin Klein. Na Amazon, a obra é vendida por US$ 1.400.

     

    Interessados podem comprar um exemplar -assinado pelo modelo da capa, Robbie Snelders - diretamente do dono da @rarebooksparis, por meio de um endereço de e-mail indicado na conta.

    O perfil foi destaque em março de 2017 do site da revista Dazed, que entrevistou o proprietário, que, no entanto, não revelou sua identidade. “Eu trabalho de um apartamento em Paris, mas ele não está aberto ao público”, disse.

    De acordo com a reportagem, trata-se de um ex-designer de moda que trabalhava para Maison Margiela, uma marca de luxo fundada em 1988 pelo designer belga de mesmo nome. Entre as obras vendidas estão publicações de autoria de Margiela.

    Há também catálogos de arte, como uma edição de 1980 da Pierre Matisse Gallery, de Nova York, que traz esculturas do espanhol Joan Miró. Assim como diários de pesquisa visual da designer de moda e artista plástica Phoebe Philo. A conta vem servindo de referência visual para criadores -mesmo aqueles que não se aventurariam a comprar as publicações preciosas.

     
     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!