3 dados sobre venezuelanos no Brasil que contrariam o senso comum

Estudo analisa a explosão do fluxo de imigrantes em 2017 e mostra o perfil de quem solicita a permanência em território brasileiro

 

O fluxo migratório que mais cresceu no Brasil nos últimos quatro anos vem da Venezuela. Desde que o país vizinho mergulhou numa crise econômica e política, milhares de venezuelanos passaram a cruzar a fronteira em busca de recursos e de proteção.

Mais de 1 milhão de venezuelanos saíram do próprio país entre 2014 e 2017, de acordo com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Entretanto, especialistas em migração dizem que é difícil precisar o número de imigrantes que permanecem no Brasil, dado que, por muitos meses, sobretudo no ano de 2015, muitos deles cruzaram a fronteira apenas para comprar alimentos e remédios, antes de voltar para o próprio país, num movimento chamado “pendular”.

ASSINE O NEXO PARA
CONTINUAR LENDO

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.