O que é prescrição. E como ela beneficia Serra, mas não Lula

Justiça possui prazos para julgar e impor cumprimento da sentença a condenados. O ‘Nexo’ conversou com um especialista em processo penal sobre o funcionamento da prescrição

    Enquanto o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mantinha condenação contra Lula no fim da tarde da quarta-feira (24), foi divulgada a notícia de que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia pedido ao Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira (19), o arquivamento de um inquérito que investiga o senador José Serra (PSDB) por suposto recebimento de caixa dois na campanha presidencial de 2010.

    O inquérito contra o tucano foi aberto em agosto de 2017, a partir de delações premiadas de executivos do frigorífico JBS. Dodge afirma que o caso prescreveu em 2016 – um ano antes das investigações começarem.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.