Como um projeto pretende mapear a presença de jornais locais no Brasil

Em sua primeira etapa, Atlas da Notícia mostra cidades que fazem parte de 'deserto de notícia', onde a população vive sem jornais impressos ou sites de notícia

    O Brasil conta com pelo menos 5,3 mil jornais em atividade, impressos (63%) ou na internet (37%). Ainda assim, 70 milhões de pessoas, um terço da população, vivem em cidades desprovidas de qualquer cobertura jornalística local por esses tipos de veículos.

    Os dados fazem parte de uma versão preliminar e ainda limitada do Atlas da Notícia, uma iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), entidade também responsável pelo Observatório da Imprensa, em parceria com o Volt Data Lab.

    O projeto, publicado nesta terça-feira (7), busca consolidar um mapa com a cobertura geográfica do país por veículos de comunicação e, assim, obter um quadro do que os autores chamam de “desertos de notícias”. Ou seja, regiões do país que não são atendidas por nenhuma atividade profissional de jornalismo.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.