Este site exibe filmes do cinema soviético e russo, com legenda

Acervo vai do cinema revolucionário da década de 1920 ao cineasta contemporâneo Aleksandr Sokurov

    Temas
     

    Um serviço de streaming gratuito inteiramente dedicado ao cinema russo, das produções feitas na União Soviética às contemporâneas. Todas com legendas disponíveis em inglês, algumas até legendadas em português. É o que oferece o site Soviet Movies Online.

    É possível navegar por gêneros – comédia, ficção científica, animação – que mostram a diversidade dessa cinematografia, lembrada mais frequentemente pelos clássicos da produção soviéticos da década de 1920: “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Serguei Eisenstein, e “Um Homem com uma Câmera” (1929), de Dziga Vertov.

    Na categoria “todos os filmes”, é possível ainda triá-los pelos incluídos mais recentemente, por sua classificação no Imdb, o Internet Movie Database, pelo número de vezes que foram vistos ou pela língua em que há legendas disponíveis.

    No topo da página, as opções “free demo” e “get pass” sugerem que é preciso pagar para usufruir do serviço. Mas, na verdade, paga apenas quem quer assistir sem publicidade e fazer download. Todos estão abertos para ser vistos on-line.

    Contexto das produções

    A oferta abundante de filmes sobre os quais a maioria das pessoas ouviu falar pouco ou nada pode desanimar cinéfilos a desbravar o acervo do site. A página do Soviet Movies Online no Facebook, porém, dá dicas,  informações e curiosidades regulares sobre as produções russas.

    Um post recomenda, por exemplo, a versão original de “Nebo zovyot”, filme de ficção científica de 1959, dirigido por Mikhail Karyukov e Aleksandr Kozyr, que foi adaptado para o público americano pelo diretor Francis Ford Coppola – na época, ainda um estudante de cinema nos seus 20 e poucos anos.

    Essa nova versão, reeditada por Coppola e Roger Corman, foi “ocidentalizada”: dublada em inglês, omitiu cenas do conflito entre EUA e URSS, presentes no original, que tratava da Corrida Espacial, e mudou a nacionalidade de personagens. Foi lançado em 1962 nos EUA, com o título de “Battle Beyond the Sun” (Batalha Além do Sol, em tradução livre).

     

    Há ainda filmes do Construtivismo Russo, movimento estético e político dos anos 1920 preocupado com a construção de artefatos que servissem aos princípios revolucionários em vigor, fosse nas artes gráficas, no cinema ou em outros campos. “Um Homem com uma Câmera”, destaque do período, está disponível no site.

    Não somente filmes soviéticos alimentam o Soviet Movies Online – a experiência comunista na Rússia foi de 1917 a 1991. Há um grande número de produções contemporâneas disponíveis. Boa parte da filmografia do diretor Aleksandr Sokurov, um dos nomes mais conhecidos do cinema russo contemporâneo, pode ser vista no site. Alguns, como seu mais recente “Francofonia” (2015) contam inclusive com legendas em português.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: