Quem foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields, o nobel da matemática

Maryam Mirzakhani morreu aos 40 anos na sexta (14). A matemática havia recebido o maior prêmio de sua especialidade em 2014

     

    A matemática iraniana Maryam Mirzakhani morreu na sexta-feira, 14 de julho, vítima de um câncer descoberto em 2013. Ela foi a única mulher e a única cidadã do Irã, até o presente, a ter recebido a Medalha Fields, prêmio de maior prestígio da matemática que é considerado o Nobel da disciplina e foi criado em 1936.

    Mirzakhani era especialista em matemática teórica e professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desde 2008. As teorias complexas nas quais ela se especializou são como uma língua estrangeira para aqueles que não são estudiosos do campo, uma analogia feita pelo site Stanford News.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.