A identidade de Banksy pode ter sido revelada. Para além do nome, por que sua obra importa

Artista que surgiu nas ruas de cidade britânica e se tornou venerado no mundo todo tenta se manter anônimo há mais de duas décadas

    Temas

    Em uma conversa informal, o DJ, produtor e grafiteiro conhecido como Goldie fez uma declaração que serve agora como mais uma evidência para quem se arrisca há mais de duas décadas a adivinhar a identidade do artista inglês Banksy, até hoje anônimo. A fala aconteceu em um podcast chamado “Distraction Pieces”. Em meio a um assunto sobre a comercialização do grafite e como “em seu centro” essa arte ainda não é compreendida, ele diz (ouça o trecho em inglês):

    “Me dê uma bubble letter [fonte comum no grafite] e coloque em uma camiseta, aí escreva ‘Banksy’ e estamos feitos. Agora podemos vendê-la… Sem ofensas ao Robert, eu acho ele um artista brilhante. Acho que ele mudou a arte de cabeça para baixo”

    Ao referir-se a Banksy como Robert, o DJ reforçou suspeitas de que o artista seria Robert del Naja, músico e vocalista da banda Massive Attack. O fato de, logo após, mudar o assunto de forma oscilante e repentina também sugere que Goldie tenha notado seu deslize.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.