Os mapas de quase 5 séculos de história da cidade do Rio

Universidade americana lançou ‘ImagineRio’, um atlas interativo que também linka obras (como fotos e ilustrações) ao local que as inspirou

    Foto: Creative Commons
    Planta do Rio de Janeiro de 1867

    Um projeto de cartografia da Universidade Rice, no Texas, EUA, criou um atlas interativo que ilustra a evolução urbana do Rio do século 16 até hoje. A plataforma “ImagineRio” (ou ImagináRio, em sua versão em português) também incorpora imagens feitas por artistas visitantes da cidade ao longo da história, como obras do pintor francês Jean-Baptiste Debret produzidas no século 19 ou as muitas fotografias do franco-brasileiro Marc Ferrez, do início do século 20.

    “Assim que geolocalizamos a imagem, podemos clicar no mapa e ver o que o artista viu — é uma espécie de viagem no tempo”, disse Alida Metcalf, chefe do departamento de história da universidade e uma das responsáveis pelo projeto, ao site Archdaily. 

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.