Ir direto ao conteúdo

Os 100 primeiros anos de fotografia na Europa disponíveis on-line

Com parceiros como Biblioteca Britânica e Museu do Louvre, plataforma da União Europeia acaba de lançar uma seção com 2,2 milhões de fotos

    Temas

    Mantida pela União Europeia, a plataforma Europeana é uma biblioteca on-line de arte alimentada por instituições como Berlinische Galerie, Biblioteca Nacional da França, Museu do Louvre e Biblioteca Britânica.

    Ela é atualizada constantemente e inclui, por exemplo, coleções focadas em arte barroca e iluminista, cartões postais do sudeste europeu e acervos de manuscritos. Em maio de 2017, a plataforma lançou a coleção temática Europeana Photography.

    Essa coleção reúne imagens e documentos de 50 instituições europeias de 34 países que documentam os primeiros 100 anos da fotografia no continente europeu. Há mais de 2,2 milhões de fotografias, algumas delas de pioneiros, como a britânica Julia Margaret Cameron. A foto abaixo, intitulada “Pomona”, é de 1875.

    Foto: Julia Margaret Cameron/Europeana
    Retrato do século 19 atualmente se encontra em Dresden, na Alemanha

    A imagem abaixo, de 1867, é de outro pioneiro, Eadweard Muybridge.

    Foto: Eadweard Muybridge/Europeana
    Intitulada ‘Loya, Vale de Yosemite (The Sentinel)’, foto está em domínio público

    O material também será reunido e organizado em exposições virtuais numa série, intitulada “O prazer da abundância”, que, segundo a curadoria, “celebra a opulência e riqueza visual da fotografia vintage”. Uma das primeiras exposições da série se chama “Fotografia industrial na era das máquinas” e reúne imagens de máquinas, cidades, indústrias e oficinas do início do século 20.

    A imagem abaixo faz parte dessa coleção, e mostra uma manufatura na Grã-Bretanha.

    Foto: Alfieri/Europeana
    Foto de fábrica de brinquedos foi tirada na primeira metade do século 20
    A fotografia abaixo, feita entre 1910 e 1920, mostra mulheres trabalhando em uma fábrica na Espanha.
    Foto: Josep Thomas Bigas/Europeana
    Tirada enter 1910 e 1920, fotografia de Josep Bigas mostra muitos detalhes

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: