Por que uma música latina está no topo das paradas depois de 20 anos

Desde ‘Macarena’, de 1996, uma canção em espanhol não fazia tanto sucesso no mundo. Justin Bieber e pegada dançante do reggaeton impulsionam o hit ‘Despacito’

    Temas

    “Des-pa-ci-to”. Devagarinho, essa canção dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee virou um fenômeno mundial. Ou nem tão devagarinho assim: em pouco menos de cinco meses, a música, que é um reggaeton com pegada mais pop, tornou-se um hit.

    A canção foi lançada em 13 de janeiro de 2017, junto com um videoclipe. No fim de abril, então, ela atingiu 1 bilhão de visualizações no YouTube (o segundo vídeo mais rápido a alcançar a marca, atrás apenas de “Hello”, de Adele). E, em 16 de maio, virou a música mais tocada nos Estados Unidos segundo a lista Hot 100 Billboard — que desde 1958 é a referência da indústria fonográfica para medir o sucesso comercial de uma canção.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.