Ir direto ao conteúdo

As playlists que ajudam você a testar seus fones de ouvido

Uma playlist do Spotify e uma lista de vinis para avaliar se sua experiência musical pode ou não ser melhorada

    Comprimida em arquivos semelhantes ao mp3, a música digital que consumimos hoje por streaming perde grande parte da qualidade de áudio que teria em vinil ou em formatos de áudio de alta resolução, como o wav.

    O tamanho do arquivo de áudio, no entanto, não é o único fator que influencia a experiência auditiva — os fones, a acústica do cômodo em que se ouve música ou mesmo nossos próprios ouvidos também entram na conta.

    Com quase 150 músicas e duração de 12 horas, a playlist “Songs to Test Headphones With” (Músicas para testar seu headphone), oficial do serviço de streaming Spotify, reúne uma coleção de faixas de estilos e artistas variados feita para avaliar se seus fones estão melhorando ou arruinando sua experiência musical. 

    A playlist conta com artistas dedicados à criação de “paisagens sonoras” ricas e variadas, segundo define o site Open Culture. Há música instrumental, eletrônica, acústica, rock e jazz, com graves, agudos e instrumentos diversos.

    Vinis para testar a qualidade do som

    Na época dos sistemas de som caseiros, a partir dos anos 1960, havia os “LPs teste” : discos gravados especialmente para testar a potência de sistemas de som.

    Já os aficionados menos puristas se contentavam em testar o alcance de seus aparelhos de som com discos clássicos e potentes. Seguindo a mesma premissa da playlist do Spotify, uma lista do site What Hi-Fi lista os 12 melhores discos para testar as caixas de som ou fones, em vinil, como o jazz de Charles Mingus ou a música ambiente de Brian Eno.

    Streaming Hi-Fi

    Outro sinal de que alguns serviços de streaming estão preocupados com a qualidade do som é a assinatura Hi-Fi do player Tidal, o serviço do rapper Jay Z. Pagando um pouco a mais em relação à assinatura Premium, a plataforma promete a reprodução de todas as faixas sem compressão ou perda da qualidade do áudio.

    Um quiz feito pelo site da rádio pública americana NPR desafia o ouvinte a dar play em três gravações distintas de uma música, e identificar a versão que apresenta a melhor qualidade.

    O músico e compositor Neil Young é um dos maiores perseguidores do resgate de uma experiência musical de alta qualidade nos formatos digitais, os quais Young critica pela perda de fidelidade sonora. Em 2015, o músico lançou o player portátil de música Pono, destinado aos audiófilos que desejam ouvir música digital na melhor qualidade possível.

    Em dezembro de 2016, sua empresa Pono Music também anunciou um serviço de streaming chamado Xtream, ainda não lançado, focado em áudio de alta resolução. O site The Verge define a empreitada como uma “busca quixotesca” de Young por uma qualidade de áudio gloriosa em um player portátil.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!