Ir direto ao conteúdo

O que acontece quando a internet colabora livremente numa obra de arte

Página criada no Reddit mostrou, num microcosmo que existiu por apenas 72 horas, até onde vão a diversidade e a criatividade humanas

     

    Dar uma tela em branco à humanidade e confiar na capacidade das pessoas colaborarem pode parecer arriscado para os mais pessimistas. Mas um pequeno experimento feito pelo site Reddit mostrou que nem tudo que é aberto às contribuições anônimas termina em caos, insultos ou agressões.

    Numa brincadeira de 1º de abril, o Reddit criou a página Place. E colocou apenas as seguintes instruções:

    • Há uma tela em branco
    • Vocês podem colocar um pixel nela, mas têm que esperar para colocar mais um.
    • Individualmente você pode criar algo.
    • Juntos vocês podem criar algo mais.

    Um pixel é a menor unidade de uma imagem. A tela em branco proposta pelo Reddit tinha dimensões de 1000 X 1000 pixels. No canto direito da página, havia ainda a sugestão: “seja criativo”, “seja educado”, “siga as orientações de conteúdo do Reddit” “não poste informações pessoais”. Apenas 72 horas depois, surgiu isso:

     

    Ao todo, mais de um milhão de usuários únicos colocaram mais de 16 milhões de pixels, de 16 cores, na tela. Um dos diretores do Reddit disse à revista “Newsweek” ter ficado surpreso com a evolução do experimento.

    “No começo, Place definitivamente tinha o tipo de desenhos que você veria numa cabine de banheiro. Mas algo realmente impressionante foi ver como rapidamente a comunidade se organizou e começou a se autorregular para manter a tela positiva”

    Josh Wardle, diretor de produto do Reddit

    De fato, os próprios usuários foram aos poucos percebendo como, juntos, podiam criar imagens significativas e foram regulando uns aos outros. Afinal, os pixels podiam ser colocados uns em cima dos outros. O vídeo em time-lapse abaixo mostra a evolução da página Place desde o começo, a tela em branco, até o fim, multicolorido.

     

     

    Este site, conta em uma divertida narrativa (em inglês) as ondas sucessivas de criação e destruição que surgiram durante as 72 horas de arte colaborativa. Ele conta, por exemplo, que em um determinado momento parecia que a tela convergia para formar uma grande imagem fálica; depois, o “bloco do canto azul” se uniu e marcou território na parte inferior direita da tela. Os movimentos eram discutidos nas caixas de comentário do Reddit.

    Unidos, os colaboradores criaram uma série de corações, um meme sobre o Stars Wars em letras mais rebuscadas, e até uma reprodução do quadro de Van Gogh:

     

    Uma série de bandeiras de países começou a ser desenhada na tela e o experimento parecia que ia descambar para o nacionalismo. Mas um grupo iconoclasta avançou e começou a colocar apenas pixels pretos, propondo a destruição geral:

     

    Como escreveu um comentarista, a destruição foi necessária para abrir caminho para novas formas de expressão. Ao fim, as várias bandeiras nacionais continuaram, ao lado de uma reprodução da Monalisa, outra do He-Man, diversos arco-íris, a língua dos Rolling Stones e até um QR Code, na margem esquerda superior, que leva a um clássico meme da internet - formando um grande quadro da diversidade humana.

    E como a criatividade e disposição dos colaboradores do Reddit parece ilimitada, já tem gente que fez um quebra-cabeça, um pôster e uma camiseta com as imagens criadas no experimento Place.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!