Como Chicago quer ensinar planejamento urbano a adolescentes

Uma graphic novel pretende atrair o público jovem com histórias cotidianas dos moradores de uma das maiores metrópoles americanas

    Foto: Chicago Architecture Foundation
    No Small Plans
    Capítulo 1: O Passado, 1928. Bernard, um jovem de Chicago com uma paixão por engenharia, caminha do bairro Austin para a intersecção da rua State com a Madison para encontrar seus amigos, Reggie e Elsa

    Até meados dos anos 1930 alunos do oitavo ano de Chicago, nos Estados Unidos, estudavam em sala de aula um livro chamado “Wacker’s Manual”. A obra revelava plantas da metrópole americana, com objetivo de mostrar aos jovens as ideia de ordem, eficiência e higiene na cidade.

    Passados mais de cem anos desde a publicação do manual, uma arquiteta da cidade reproduziu sua ideia, agora no formato de histórias em quadrinhos. “No Small Plans”, feito pela Chicago Architecture Foundation, será distribuído entre as escolas da cidade como forma de despertar o interesse dos alunos pelo planejamento urbano. A fundação, dedicada a democratizar os conceitos de design e arquitetura, deu início a uma campanha de financiamento coletivo para angariar os recursos necessários à impressão dos livros.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.