Nos tempos idos das locadoras de vídeo, conseguir levar para casa o cartaz da fita preferida exigia um lento trabalho de convencimento dos atendentes, ou então a esperteza de chegar antes dos outros clientes.
As locadoras sumiram, mas o encanto dos pôsteres, não. Eles agora figuram apenas nas antessalas dos cinemas ou na casa de quem comprou ou ganhou os cartazes. São objeto do culto de cinéfilos em geral — e de um designer em particular.
O australiano Pete Majarich redesenhou pôsteres de 365 filmes e os publicou ao longo de um ano, todos os dias. No Instagram e no Tumblr que criou para o projeto, ele postou os cartazes diariamente em 2016. A lista é eclética: vai de clássicos como “Um corpo que cai” até a animação “Procurando Nemo”, passando pela comédia “O Dia da Marmota”. Não há um estilo único de desenho, cada pôster dialoga com a o universo do filme que representa.
O conjunto dos trabalhos é um divertido passeio pela história do cinema. O designer também compila tudo em um vídeo de dois minutos. Abaixo, veja alguns dos cartazes feitos por Majarich.