O mapa interativo que mostra onde, quando e como surgiram centenas de doenças

Em 60 anos, quase triplicou o número de registros de novas patologias infecciosas. Entre as causas estão avanço de pesquisas médicas na área e urbanização

    Um mapa interativo reúne dados sobre onde e quando foram registrados os primeiros casos de centenas de doenças ao longo dos últimos 77 anos. O mapa foi feito pela organização EcoHealth Alliance em uma parceria com a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), do governo americano. Clique aqui para ver o mapa.

    Em seis décadas, dados compilados pelo mapa mostram que as doenças catalogadas quase triplicaram. Entre 1940 e 1944, por exemplo, nove doenças infecciosas foram classificadas. Entre 2000 e 2004, essas doenças, chamadas emergentes, já eram 26. O site da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul define doença emergente como “o surgimento ou a identificação de um novo problema de saúde ou um novo agente infeccioso”. 

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.