Juros e inflação: causas e consequências em debate entre economistas

Maiores taxas de juros reduzem o crescimento dos preços e vice-versa? André Lara Resende, um dos criadores do Plano Real, disse que nem sempre é bem assim. Vários colegas reagiram. Entenda a polêmica

     

    Em economia, é comum se ouvir falar que o Banco Central vai aumentar os juros para combater a inflação. No Brasil, país com histórico de elevados aumentos de preços e sistema de metas de inflação, essa notícia sai no jornal com alguma regularidade.

    Segundo a teoria econômica monetária dominante, ao aumentar os juros, o governo torna o crédito mais caro e dificulta a tomada de empréstimos. Com menos crédito, as pessoas têm menos dinheiro para consumir e as empresas para investir. Com menos consumo e investimentos, a demanda por produtos e serviços diminui e, consequentemente, os preços param de subir.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.