Ir direto ao conteúdo

Este mapa mostra o que era a internet em 1973

O desenho é referente à Arpanet, rede operacional de computadores precursora da internet, criada nos EUA para fins militares

     

    Um mapa compartilhado no fórum Reddit mostra como era a internet na década de 1970. O desenho não se refere à rede tal como conhecemos hoje, mas sim a sua precursora, desenvolvida pelos americanos para fins militares, em tempos de Guerra Fria (1945-1991).

    Trata-se da Arpanet, acrônimo de Advanced Research Projects Agency Network (em inglês, rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados), pertencente ao Departamento de Defesa dos EUA. A Arpanet foi a primeira rede operacional de computadores a funcionar com base na comutação de pacotes.

    Grosso modo, comutação de pacotes é o termo utilizado para o sistema no qual unidades de informação (os chamados pacotes) são individualmente encaminhados por uma rede descentralizada. Analogamente, seria como se uma informação dividida em vários pedaços fosse enviada de um ponto a outro por diversos caminhos. Esses pontos são os computadores conectados.

    A Arpanet foi criada em 1969 com o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo de forma segura, no caso de um ataque soviético ao Pentágono. Assim, ela consistia numa rede de transporte subterrânea, chamada “backbone” (espinha dorsal) na terminologia computacional, por meio da qual as informações eram compartilhadas de forma difusa, não havendo um centro que reunisse todas elas.

    Nos anos após a criação da Arpanet, institutos de pesquisa universitários e outras instituições que faziam pesquisas relacionadas ao tema também se conectaram à rede, ampliando seu alcance. Em 1975, havia cerca de 100 conexões.

    A Arpanet não existe mais. Mas calcula-se que, atualmente, 400 milhões de computadores espalhados pelo mundo estejam ligados à internet, que existe graças a este protótipo inicial.

    Os pontos de conexão

    O desenho abaixo mostra todos os pontos de conexão em 1973. Um usuário do Reddit redesenhou o mapa mostrado acima depois que este original foi postado no fórum, em dezembro.

    Foto: Reprodução
    Arpanet
    A rede da Arpanet em 1973
     

    Nele, cada sigla representa um desses centros de pesquisa. BBN, por exemplo, diz respeito à Bolt, Beranek and Newman Technologies, empresa localizada em Cambridge, Massachusetts. A instituição é conhecida por ter feito a análise acústica para as investigações do assassinato de John F. Kennedy, em 1963. CCA, por sua vez, é a Computer Corporation of America, empresa adquirida em 2010 pela Rocket Software.

    Em 1982, devido ao excesso de conexões, a Arpanet mudou seu protocolo de comutação de pacotes. Do antiquado NCP (Network Control Protocol), passou a utilizar o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Foi nesse ano que surgiu o conceito de um sistema mundial de redes interligadas.

    A Arpanet foi posteriormente desmantelada, dando origem a uma rede usada exclusivamente para fins militares, chamada Milnet, e a outra, pública. A internet tal como conhecemos hoje existe graças a um longo processo de desenvolvimento de tecnologia, comercialização e expansão.  A World Wide Web, por exemplo, surgiu apenas na década de 1990 - basicamente, uma teia mundial de informações. Não há um consenso, portanto, sobre o ponto de origem da internet.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!