Ir direto ao conteúdo

Como ouvir o ‘sistema nervoso’ das cidades

Plataforma on-line transmite frequências de rádio de bombeiros e policiais dos Estados Unidos e as mixa com música ambiente

 

Escutar as frequências de rádio da polícia e dos bombeiros é um hobby antigo, praticado por radioamadores do mundo inteiro. Baseado nos Estados Unidos, o site You Are Listening To dá agora uma outra finalidade para essas transmissões: tenta criar faixas musicais que são uma espécie de “som do sistema nervoso” das cidades.

Os autores do site mixam as falas das frequências dos bombeiros, policiais e controladores de tráfego aéreo de determinadas cidades com música ambiente, um gênero ameno que cria uma atmosfera de fundo, frequentemente definido como “papel de parede sonoro”.

“Isso pode tornar a experiência [de ouvir rádios policiais, por exemplo] um pouco mais tranquilizante em alguns aspectos, já que você está basicamente ouvindo todo o ‘sistema nervoso’ de uma cidade, tentando processar o que acontece e tornar as coisas tão estáveis quanto possível”, afirmou em entrevista concedida em novembro de 2016 ao jornal britânico “Metro UK” Eric Eberhardt, o criador da plataforma.

O site foi ao ar em 2011, e teve picos de 100 mil audições de faixas por semana naquele ano. Hoje, são cerca de 15 mil. As transmissões de rádio são obtidas pelo site Broadcastify. Elas são principalmente de polícias dos Estados Unidos, mas também há transmissões de aeroportos de outras partes do mundo, incluindo o de Guarulhos. As faixas musicais vêm do serviço de streaming Soundcloud.

Além de ouvir aquelas montadas pelo próprio site, qualquer usuário pode realizar as próprias mixagens, aliando uma série de transmissões disponibilizadas pela página com a faixa que desejar.

Esta não precisa ser necessariamente de música ambiente, mas, pelas experiências realizadas pela reportagem do Nexo, esse é o estilo musical que se alia melhor às falas de bombeiros  policiais, em geral amenas e burocráticas.

“Coisas intensas e dramáticas acontecem de tempos em tempos - e em algumas cidades de forma mais frequente do que outras. Mas o mais interessante é aquilo que acontece no resto do tempo, que é basicamente as pessoas (policiais, bombeiros, controladores de tráfego aéreo) tocando seus trabalhos”, afirmou Eberhardt ao “Metro UK”.

O You Are Listening To não é o único site em que internautas podem encontrar sons de fundo, que podem ser usados para “criar um clima”.

Quatro sites para ouvir sons de fundo

Coffitivity

Com o slogan “o som da produtividade”, traz gravações de pessoas conversando, andando e manuseando suas xícaras de cafés. Curiosamente, as vozes da faixa “Brazil Bistro” têm um sotaque que soa como de Portugal

Rainymood

Leva o ouvinte para o meio de uma tempestade. Ele também está disponível em aplicativos para iOS e Android

August Ambiance

Com slogan “ouça os sons do verão o ano todo”, traz sons de animais como grilos e aves do verão do hemisfério norte

Blazing Logs

Relaxe em frente a uma lareira virtual e ouça o estalar de madeira queimando

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!