Qual o grau de diversidade da culinária dos países

Pesquisadores mapeiam diversidade e complexidade da alimentação no mundo. Em locais em que carboidratos e açúcares aparecem mais nos cardápios há mais incidência de obesidade

    Temas
     

    Um dos assuntos mais presentes no dia a dia não é objeto tradicional de estudo da ciência: culinárias de diferentes nacionalidades. Pouco se sabe sobre as diferenças nutricionais entre pratos típicos e sua relação com a saúde pública.

    Uma iniciativa recente sobre o assunto é o trabalho do pesquisador Sina Sajadmanesh, realizado no instituto iraniano Sharif University of Technology. Junto a seus colegas de trabalho, Sajadmanesh coletou milhares de receitas de países diferentes disponíveis no Yummly - aplicativo de compartilhamento de segredos gastronômicos tradicionais. Eles selecionaram 82 tradições gastronômicas que apresentavam mais de 100 receitas. Juntas, elas utilizam 3.000 ingredientes.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.