Como a pressão pré-vestibular afeta estudantes, fisicamente e psicologicamente

Os anos de dedicação absoluta a conteúdo e disciplinas focadas no vestibular resultam em ansiedade, estresse e insegurança nos meses que antecedem a prova - e durante ela

    Neste domungo (24) estudantes de todo o país estarão concentrados na primeira fase da Fuvest. O termo “vestibular” faz referência a “vestíbulo”, o mesmo que a entrada de um edifício. A prova vestibular, portanto, é a prova “de entrada” para a universidade - e ironicamente, no Brasil, o vestibular é muito mais uma porta de saída. Isso porque a maioria dos estudantes que presta vestibular para uma faculdade ou universidade pública não conquista a vaga - há menos vagas do que concorrentes na maioria dos cursos.

    É, portanto, um desafio cujas chances estão contra o estudante. E a expectativa, a autocobrança e a pressão social envolvidas nessa questão frequentemente têm efeitos psicológicos e físicos que afetam o desempenho do aluno na prova.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.