Qual o peso da Assembleia Geral da ONU para a política internacional

Mais representativo foro de debate entre chefes de Estado, o espaço tem que conviver com recorrentes críticas sobre a eficiência das Nações Unidas como um todo

     

    Nesta terça-feira (20) teve início, oficialmente, o debate geral da 71ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O evento ocorre uma vez por ano e reúne, na mesma sala, os chefes de Estado de todos os países membros da ONU. Coloca-se assim como o espaço mais representativo entre os atores estatais da arena internacional.

    Suas funções são definidas no quarto capítulo da Carta das Nações Unidas, acordo assinado em 1945 na cidade de São Francisco, também nos EUA, e que fundou a organização. O documento diz que é da competência da Assembleia tratar de qualquer assunto que se encaixe à finalidade das Nações Unidas, desde que ele já não esteja sendo tratado pelo Conselho de Segurança - principal órgão decisório da ONU.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.