Por que universidades do Canadá estão tornando obrigatório o ensino da cultura indígena local

Debate sobre o direito dos nativos tem crescido no país. Duas instituições de ensino superior já instituíram cursos relativos ao tema no currículo

     

    Eleito no final de 2015 com comparecimento recorde de votantes indígenas, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau tem sido cobrado para que implemente medidas que melhorem a qualidade de vida dessa população no país.

    Um estudo realizado durante seis anos pelo Tribunal Canadense de Direitos Humanos concluiu que menos gastos sociais são destinados a crianças indígenas do que a outras crianças. Essa população também compõe 38% dos moradores de rua em Vancouver e tem taxas de suicídio particularmente elevadas. Segundo a ONG Human Rights Watch, 89 de suas 617 reservas têm acesso apenas a água contaminada.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.