Jornada da heroína: como é a narrativa mítica baseada nas necessidades e aspirações da mulher

Autora apresenta estrutura mítica de narração alternativa à jornada do herói, de Joseph Campbell. Ideia é propor uma jornada paralela, que contemple conflitos, dilemas e outras questões ligadas à psique da mulher contemporânea

    Temas

    A “jornada do herói”, ou “monomito”, é o nome de uma teoria proposta pelo antropólogo Joseph Campbell, em 1949, no livro “O Herói de Mil Faces”. Campbell identificou que todos os mitos clássicos da humanidade - as histórias de Jesus e Moisés, Gilgamesh, Gauthama Buda, Prometeu, Hércules e Osiris, por exemplo - seguem em maior ou menor grau uma estrutura narrativa semelhante, que pode ser encaixada em uma jornada cíclica.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!