Como um apagão em Nova York impulsionou o surgimento do Hip Hop

A juventude do Bronx não tinha dinheiro para comprar equipamentos de som. Um blecaute de um dia inteiro os ajudou a consegui-los

    A formação dos traços da cultura Hip Hop esteve espalhada ao longo do século 20. Essa cultura abrange a dança, a música, o estilo de vestir e a identidade visual do graffiti.

    Mas a década de 1970 foi particularmente decisiva nas origens do gênero. A cultura urbana de Nova York, a crise de gestão da cidade, a mistura racial do Bronx e os problemas sociais do bairro de população expressivamente afro-latina formavam um ambiente de tensões prestes a explodirem - fosse de revolta ou criatividade.

    Embora desde o começo dos anos 70 já houvesse notícia da reputação emergente de alguns DJs e MCs pela cidade de Nova York, assim como das festas underground agitadas por eles, um obstáculo material impedia muitos aspirantes de se tornarem DJs: conseguir o equipamento de som necessário.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.