Como era a Alemanha antes das duas guerras mundiais

Livro traz centenas de fotos coloridas (com técnica de gravura) de período menos representado no imaginário sobre o país

     

    Quando se pensa na Alemanha da primeira metade do século 20, as imagens evocadas provavelmente têm a ver com cenários de desolação resultantes pela Primeira (1914-18) e Segunda (1939-45) Grandes Guerras Mundiais.

    Foto: reprodução
     

    O livro “Germany Around 1900” (A Alemanha por volta de 1900, em português), lançado pela Taschen - editora alemã que publica livros de arte - mostra o país na virada do século, em uma atmosfera diferente: um contexto de relativa paz no continente e de prosperidade econômica no Império Alemão, então comandado pelo cáiser Guilherme II.

     

    As 800 imagens de paisagens, castelos, interiores e cidades lançam luz sobre um período promissor economicamente - de crescente industrialização e desenvolvimento científico, sentimento patriótico pelo Estado unificado em 1871 e imponentes residências burguesas em avenidas recém-construídas. Elas exploram o lado positivo dos mesmos fatores que, mais tarde, em conflito com nacionalismos e imperialismos vizinhos, causariam a primeira grande guerra.

    A técnica

    Fotocromos como os trazidos pelo livro da Taschen usam a técnica da litografia para colorir negativos fotográficos em preto e branco. Por volta de 1900, de quando datam as imagens, a fotografia a cores já existia, mas ainda não era economicamente viável. O processo Aäc, como também é chamado, foi largamente usado até boa parte do século 20, em cartões postais, por exemplo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: